O rodízio de pneus consiste em trocar as posições dos pneus (entre os eixos dianteiro e traseiro, possivelmente cruzando os lados) para que o desgaste aconteça de forma mais uniforme entre os quatro pneus. É uma prática preventiva, que é frequentemente mencionada por profissionais em manutenção automotiva e considerada essencial na rotina de cuidados para prolongar a vida útil dos pneus.
Apesar de muitos motoristas questionarem a eficácia do rodízio, especialistas e fabricantes afirmam que o desgaste dos pneus nunca ocorre de forma igual nos quatro cantos do veículo. Em veículos com tração dianteira, os pneus frontais são responsáveis por tracionar e fazer as curvas, o que naturalmente gera maior desgaste. Além disso, a parte da frente do carro geralmente é a mais pesada por conta do motor, fator que intensifica o desgaste dos pneus equipados nesse eixo.
Realizar o rodízio dos pneus permite que o desgaste gerado nas rodas dianteiras vá ao eixo traseiro e coloque pneus com menor desgaste e maior profundidade da banda de rodagem no lugar, equilibrando o desgaste geral dos quatro. Além disso, um rodízio bem feito pode prolongar a vida útil de todo o conjunto.
No entanto, o rodízio é uma medida preventiva, não corretiva. Ele não corrige o desgaste já existente, que pode ter sido causado por desalinhamento ou outros problemas na suspensão. Antes de trocar a posição dos pneus, é essencial garantir que o alinhamento e o balanceamento estejam adequados também.
Os intervalos mais comuns sugeridos para o rodízio dos pneus ficam entre 5 mil e 10 mil km rodados. Mesmo que os pneus pareçam estar em boas condições, realizar o rodízio dentro desse intervalo ajuda a prevenir o desgaste prematuro.
Além disso, o rodízio deve ser considerado nos seguintes casos:
A maneira de posicionar os pneus em um rodízio depende do tipo de tração do veículo e se todos os pneus têm a mesma dimensão. Veja algumas práticas comuns:
Quando o estepe for da mesma medida que os demais pneus, alguns fabricantes recomendam incluí-lo no rodízio, participando dos ciclos para aproveitar o conjunto ao máximo. Vale lembrar que, mesmo parado, o estepe pode sofrer desgaste se não for armazenado de maneira adequada, por isso, verifique sempre a integridade do estepe antes de incluí-lo no rodízio.
Embora o rodízio de pneus seja amplamente recomendado, essa não é uma prática isenta de controvérsias. Nem todas as montadoras recomendam rodízio para todos os modelos. Alguns carros desfavorecem essa prática, alegando que o desgaste entre eixos é inerente ao projeto e que o carro foi pensado com isso em mente. Realizar o rodízio pode fazer com que o equilíbrio original seja prejudicado.
Também é fundamental sempre seguir as recomendações do manual do proprietário do veículo ou do fabricante de pneus, especialmente no que diz respeito ao sentido de rodagem, compatibilidade de medidas e limites de carga.
Benefícios
Limitações
Procure sempre uma oficina de confiança para realizar o rodízio dos pneus. Um profissional qualificado saberá como identificar o tipo de tração do veículo e a melhor maneira de trocar as posições, além de avaliar o balanceamento e alinhamento das rodas.
Na Fredy Pneus, contamos com uma equipe de mecânicos especializados, que está apta a realizar esse tipo de serviço para maximizar a durabilidade dos pneus do carro.
Agende um horário em uma das nossas unidades através dos telefones abaixo para verificar a necessidade do rodízio e realizar os devidos cuidados para evitar o desgaste prematuro.
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